top of page

O Colégio São José nasceu no ano de 1899 e atravessou os séculos XX e XXI como uma escola de referência em toda a região sul mineira. Em um primeiro momento, havia a necessidade diocesana de criar um espaço para os futuros padres estudarem. Depois, com a chegada dos religiosos e missionários da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos, o colégio abraçou o carisma do santo fundador, Ludovico Pavoni.

São Ludovico acreditava que os jovens e crianças precisavam de uma atenção muito especial, pois são o futuro de uma nação. Assim, com amor e dedicação, ofereceu a eles um lar para morar e o acesso à educação. Sua obra começou na Itália e se espalhou por várias partes do mundo. Ele dizia que é preciso cuidar dos jovens e das crianças como se cuida da própria pupila dos olhos. E mais: é preciso formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Na observância do carisma pavoniano, o Colégio São José desenvolve um trabalho de excelência, a fim de promover o desenvolvimento humano integral do educando, à luz dos valores do evangelho, ajudando-o a fazer de si mesmo um cidadão apto a entender e a transformar a sociedade em que vive, na direção do bem comum. Valores como a ética, a família, a espiritualidade e o relacionamento humano fazem parte da nossa missão.

Para que haja uma formação sólida, contamos com a qualidade da equipe docente e administrativa, de uma infraestrutura física ampla e de recursos técnico-pedagógicos de ponta.

O resultado de nosso trabalho é notado no cotidiano de nossos alunos e nas aprovações nas mais diversas universidades e cursos do país.

O Colégio São José é uma realidade que traz segurança aos alunos e às famílias. São gerações de avós, pais e filhos que passaram e continuam passando por aqui, fazendo desta instituição um lugar completo e inesquecível.

PRESENÇA PAVONIANA NO SUL DE MINAS

333560702_210642271502239_2815189804664590721_n_edited.jpg
  • Padre José Santos Xavier, FMI - Provincial  da Província Pavoniana do Brasil - Congregação dos Filhos de Maria Imaculada;

  • Pe. Claudinei Ramos Pereira - Vigário Provincial, Superior da comunidade, Capelão do Carmelo, assistente espiritual do núcleo da Família Pavoniana local e conselheiro responsável pela formação;

  • Pe. André Callegari - Diretor da Escola Profissional, ecônomo do colégio São José, assistente espiritual da família Pavoniana do núcleo de Elói Mendes, associado assistente espiritual da AOPA de Elói Mendes;

  • Pe. Carlos Raimundo Pereira - A serviço da comunidade local;

  • Pe. Iago Alves - Administrador local, responsável pelas pastorais do Colégio São José, responsável pela animação vocacional local, responsável pela assistência à Obra Social e à Família Pavoniana de São Paulo, responsável pela comunicação da Província.

bottom of page