top of page
WhatsApp Image 2023-03-15 at 12.08.18(1).jpeg

ATIVIDADES PASTORAIS

Inspirar os alunos com os valores do Evangelho faz parte da essência da missão educativa do Colégio São José. Por meio da catequese, das celebrações litúrgicas, dos momentos de oração, do ensino religioso, do Retiro de Encontro com Cristo (REC), de campanhas de solidariedade e várias outras iniciativas, procura-se formar o cidadão consciente de sua responsabilidade em colaborar na construção da “civilização do amor” (Papa Paulo VI). O sentido ecumênico de valorização das afinidades entre as diferentes tradições religiosas também faz parte do dia a dia do Colégio São José.

REC – Retiro de Encontro com Cristo; Terço Vivo; Primeira Eucaristia; Crisma; Gincana Solidária; Encontro de Jovens – REC.

IMG_20220416_083915038.jpg

Primeira Eucaristia e Crisma

A Eucaristia é um sacrifício de ação de graças ao Pai, uma bênção pela qual a Igreja exprime o seu reconhecimento a Deus por todos os seus benefícios, por tudo o que Ele fez mediante a criação, a redenção e a santificação. Eucaristia significa, antes de mais, “ação de graças”.
 

Os alunos do Colégio São José recebem o Sacramento da Crisma, que confere os Dons do Espírito Santo, no Santuário do Imaculado Coração de Maria.

A Catequese é oferecida anualmente para os alunos interessados e as inscrições acontecem no início do ano letivo. São as turmas: Pré-Eucaristia (a partir do 4.º ano), Primeira Eucaristia (a partir do 5.º ano), Pré-Crisma (a partir do 8.º ano) e Crisma (a partir do 9.º ano).


 

GRUPO DE JOVENS SEMEAR

O Grupo de Jovens Semear nasceu em 20 de agosto de 2022, no Colégio São José, com o propósito de oferecer aos adolescentes e jovens alunos um momento de evangelização, por meio de músicas animadas, oração, adoração e reflexão da palavra de Deus. Além disso, há a partilha de experiências de vida, buscando incentivar um crescimento maduro e vivência da fé.
Qual a razão do nome “Semear”?
Quando somos tocados por Jesus, tornamo-nos uma nova criatura; uma boa semente. Plantada no mundo, essa semente cresce para produzir bons frutos, tanto em nossas próprias vidas, como também na de nossos semelhantes.

REC PNG.png

REC - Retiro de Encontro com Cristo - é uma oportunidade para o jovem se "retirar do mundo" para se encontrar com Deus e viver experiências únicas de fé e oração.

O encontro é realizado uma vez ao ano, na casa de oração São Pedro, localizada no bairro das Palmeiras, em Pouso Alegre.

bottom of page